Espécie de Leopardo dada como extinta é fotografada pela primeira vez em 36 anos

por Luca Esteves

O Leopardo Nublado Formosano (Neofelis nebulosa brachyura), uma espécie rara de um grande felino de Taiwan, tinha sido considerado extinto porque não era oficialmente visto desde 1983. Os zoólogos taiwaneses e norte-americanos também pesquisaram pela região durante o período de 2001 a 2013, mas não conseguiram encontrar nem um leopardo. Assim, essa espécie foi declarada extinta em 2013.

No entanto, essas criaturas foram supostamente vistas vagando pelo deserto do condado de Taitung, Taiwan, por várias testemunhas vivas em janeiro de 2019, inspirando um grupo de patrulheiros a monitorar a área. Os patrulheiros relataram dois avistamentos de um grupo de leopardos formosanos caçando cabras, e um deles correu até uma árvore.

leopardo extinto e fotografado Neofelis nebulosa brachyura
A espécie Neofelis nebulosa brachyura tinha sido dada como extinta por não ter sido vista oficialmente desde o ano de 1983.

O significado do achado é impressionante para os moradores da área, e eles estão agora realizando reuniões tribais para discutir os avistamentos e criando estratégias para coibir a caça desses leopardos.

Extinct Leopards Last Seen In 1983 Spotted Alive In Taiwan2

Membros tribais acreditam que podem fazer com que as caças na área parem, enquanto os anciãos da aldeia estão pressionando as autoridades taiwanesas a acabar com a exploração madeireira e outras atividades que prejudicam a terra.

Do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Nacional de Taitung, o professor Liu Chiung-his diz que ele sempre acreditou que este animal ainda existisse. Liu disse que o Formosano é conhecido por ser bastante ágil e vigilante, iludindo as tentativas humanas de capturá-lo, por isso não é surpresa que ele não tenha sido visto por um ser humano há mais de duas décadas.

De acordo com cientistas e conservacionistas, a Terra está atualmente em meio à sexta extinção em massa de plantas e animais e que contará com espécies extintas em até 1.000 a 10.000 vezes a taxa natural. Então, a volta da mancha do Leopardo Nublado Formosano em Taiwan é uma ótima notícia para o nosso planeta.

Não esquece de compartilhar essa linda notícia com seus amigos!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário