10 Curiosidades sobre as Patas dos Gatos que você não Sabia

por Luca Esteves

Os felinos em geral são ágeis e esbeltos, com grande flexibilidade e impressionantes conexões musculares e ósseas, especialmente na área das costas, cauda e membros, o que lhes permite escalar árvores, correr rapidamente, atacar suas presas e manter um grande equilíbrio. Neste post vamos focar nas curiosidades dos membros dos gatos. Está pronto?

1. Felinos caminham apoiados em seus dedos. Os membros da frente têm cinco dedos, enquanto os membros traseiros têm apenas quatro. No entanto, este dedo extra nas patas dianteiras não é usado quando caminha e só tem função de suporte ao escalar ou caçar.

2. As patas dianteiras e as traseiras têm almofadas grossas e macias que têm várias funções:

  • Graças a essas “almofadas macias” eles podem andar furtivamente sem serem ouvidos por suas presas.
  • Elas os ajudam a manter durante anos a boa condição de suas articulações, uma vez que amortecem bastante os impactos ao saltar e correr.
  • Elas permitem que os gatinhos façam curvas bruscas e mudanças de direção durante a corrida, uma vez que conseguem aderir às superfícies como em um carro. Isso permite que eles mantenham perfeitamente o equilíbrio.
  • Eles protegem os dedos quando caminham, bem dizer que são como seus “sapatos”. No entanto, as almofadas não estão preparadas para suportar passeios muito longos, pois os felinos são animais que não são nômades.
almohadilla gato 768x512 1

3. Gatos têm glândulas sudoríparas, no entanto, o único local com pele à mostra são as almofadas das patas, ou seja, um lugar eficaz para perder calor. Quando um felino sua ou de nervosismo ou calor excessivo, as almofadas em suas patas ficam bastante úmidas por esta razão.

4. As patas traseiras são mais longas que as patas dianteiras, o que lhes permite saltar grandes alturas, permanecer agachados por longos períodos de tempo para passar despercebidos e ser capazes de se esticar da maneira tão característica a pequenos gatos domésticos ou também gatos grandes e selvagens.

5. Os dedos são equipados com unhas afiadíssimas que servem para caçar e, como os dedos, as patas traseiras têm quatro unhas, enquanto as anteriores têm cinco. Estas são feitas de queratina, que é a mesma proteína que forma nossas unhas ou cabelos. Além disso, todos os felinos – exceto o guepardo –, têm um arranjo especial nos músculos e tendões dos dedos, o que lhes permite esconder as unhas a fim de protegê-las.

dedos gatos e1640631133727 1024x821 1

6. As pernas dos felinos têm uma função social. Eles as usam para se preparar, usando as pernas dianteiras para lavar o rosto e as orelhas. Eles também as usam durante as sessões de brincadeiras e, além disso, podem testar as reações de outros felinos com uma perna, posicionando uma na frente da outra e até às vezes tocando o outro indivíduo com ela para avaliar a sua reação.

7. Os felinos são muito particulares em ter patas limpas, pois é essencial tê-las assim para se mover rapidamente e escalar. Se eles notarem algo pegajoso ou sujo, eles as limpam imediatamente. Lamber as patas, por outro lado, ajuda-os a expandir o seu cheiro no território através da saliva.

8. As pernas dos felinos têm pelos táteis ou vibrises nas costas que lhes permitem se mover detectando a localização dos objetos, mesmo no escuro. Eles também permitem que eles detectem vibrações que os avisem, entre outras coisas, se uma ameaça está se aproximando.

9. O comprimento e a conformação das pernas é muito característico de muitas raças felinas, sendo, por exemplo, muito longo nas raças orientais e mais curto e robusto em outras raças. Além disso, a distribuição de cores e manchas das pelagens de gatos é muito característica nas pernas.

gato salto 768x527 1

10. As pernas dos felinos se movem e ficam em forma coordenada para saltar. Durante o salto, em primeiro lugar, as quatro pernas são colocadas juntas para alcançar o poder na decolagem. Em seguida, o gato se posiciona sobre as patas traseiras quando o salto começa e eles têm todas as pernas esticadas durante o salto. Primeiro as pernas dianteiras pousam e começam a ultrapassar as patas traseiras e, finalmente, as quatro pernas tocam o chão bem próximas.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário